Trilhos

terça-feira, 6 de julho de 2010

Para os lados do Sol Nascente ...

Olá gente, finalmente o rescaldo e as fotos do magnífico passeio que realizamos na passada tarde de sábado, dia 03 de Julho. Este foi até agora o passeio que juntou mais gente, fomos seis no total.

Já partimos de Vila do Porto com cerca de meia hora de atraso, uma vez que a Raquel e o Fred adormeceram, e o Roberto decidiu trocar o mar pela terra à última da hora. Algumas fotos dos preparativos:

passeio a sta bárbaraToni

Ainda tempo para um pitstop já na serra para mudar umas pastilhas de travão e tudo pronto, faltava só a foto da praxe.
PhotobucketPhotobucketPhotobucket

A primeira parte do trajecto levou-nos até ao Forno, de onde seguimos até ao Arrebentão, altura em que começamos efectivamente, a percorrer o trilho demarcado. Primeira paragem: o Poço da Pedreira.

Photobucketpasseio a sta bárbaraPhotobucketPhotobucket

Partimos em direcção ao Norte, e quanto a mim, ao ponto alto do passeio que foi, a vista sobre São Lourenço. Apesar das obras que lá decorrem, a baía mantém o seu encanto. Levamos as bikes até onde nos foi possível, poderão verificar essa parte do trajecto entre o kilómetro 6 e o kilómetro 7 no gráfico de perfil do percurso.

PhotobucketPhotobucketpasseio a sta bárbara

Paragem para um snack e hidratar na Ermida de Nossa Senhora de Lourdes, a única ermida dos Açores com as portas viradas a norte.
Photobucketpasseio a sta bárbarapasseio a sta bárbara

Aqui têm inicio uma fantástica secção de downhill que só termina na ribeira do Amaro ( local de práctica de Canyoning), cerca de um 1 kilómetro a descer bem como podem ver no gráfico de perfil entre os 8,3 km e os 9,5 km.

PhotobucketPhotobucketPhotobucket

Ao chegarmos ao lugar dos Lagos, e devido ao avançado da hora, optou-se por não realizar o desvio à baía do Tagarete, e sim seguir directamente para o centro da freguesia. Mais uma pausa para refrescar e retemperar forças para a etapa seguinte que nos levaria ao ponto de partida. Em cima da mesa, duas opções, asfalto ou terra batida ... venceu a terra batida ( venceu-nos a todos)!
Foi uma secção final extremamente íngreme, cerca de 2700 metros, que alguns optaram por realizar a pé. A principal dificuldade, a seguir à condição física de cada qual, foi encontrar uma posição de equilíbrio em cima da bicicleta, que não comprometesse a tracção e ao mesmo tempo, mantivesse a roda da frente no chão. Fotos da parte final da subida.

PhotobucketPhotobucketPhotobucket

No final de tudo isto, ainda tempo para o Roberto, Raquel e o Fred, descerem os Picos até à Praia Formosa para uma banhoca.

Em jeito de balanço foi um passeio fantástico, os meus parabéns à Junta de Freguesia de Santa Bárbara, por um excelente trabalho, na manutenção dos trilhos da freguesia, certamente um exemplo na nossa ilha ( digo isto apenas porque ainda experimentei circular por Santo Espírito, algo que o AZPEDAL pretende realizar, o mais breve possível). Revelou-se um percurso exigente como já era de esperar, dada a morfologia do terreno que nos propusemos a percorrer, o nosso esforço foi amplamente recompensado pela beleza dos lugares visitados.

Nota: a vermelho estão marcadas as secções de maior dificuldade.

PhotobucketPhotobucket

Sem comentários:

Enviar um comentário