Trilhos

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Subida ao Radar do Pico Alto

Mais um passeio, desta feita com o objectivo de alcançar o ponto mais alto da ilha, e regressar pela costa norte.
Apesar da hora de partida não obrigar ninguém a se levantar com as galinhas, a verdade
é que novamente apenas dois se fizeram à estrada ( houve uma desistência a 15 minutos da partida, coff coff ).
Apesar do bom tempo que se fazia sentir na zona da Vila e do Aeroporto, a visão de um manto de nuvens a cobrir o Pico Alto, deixava antever uma subida rigorosa e com possibilidade de chuva ( o vento era já uma certeza). Durante a maior parte da etapa rolante que foi o percurso desde o bairro da Nav até ao Caminho do Bom Despacho, eu e o Arnaldo rodamos sempre perto um do outro, até que chegamos à etapa de montanha e aí, não há pernas para acompanhar o trepador. Muito nevoeiro e algum vento, o piso alternava entre o seco e o molhado, até chegar ao radar, altura em que fomos presenteados com alguma lama.






O caminho de regresso foi feito com alguns cuidados na descida do caminho do Pico Alto, já que era fácil ganhar velocidade num piso muito sujo e escorregadio, que obrigava a curvar com a bicicleta quase sempre na vertical.
Passado o centro da freguesia de Santa Bárbara, somos surpreendidos pelo vento, que do quadrante sul tinha rodado para oeste, e agora nos fazia frente, nunca permitindo ganhar muito velocidade num trajecto que a partir do miradouro das Lagoínhas, é na sua quase totalidade a descer, excepção feita aos 500 metros que antecedem a igreja de  Fátima. O vento que nos tinha ajudado na primeira parte do passeio, fazia-nos agora frente, tornando algumas secções de estrada bastante penosas para um acumulado de 35 kilómetros.
Chegada finalmente a Vila do Porto com tempo quente e algum sol.

No final ficam as contas:

Distância percorrida: 40,24 KM
Tempo gasto a pedalar: 2:28:37

 

Sem comentários:

Enviar um comentário